A Importância da Tecnologia no Ensino Fundamental II

O referido artigo mostrará a importância do uso da tecnologia como uma ferramenta de contribuição no processo de ensino e aprendizagem, detectando as dificuldades e desafios de docentes e discentes do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Luiz Manoel Nogueira, no Distrito de Camela/Ipojuca – PE. Para a coleta e análise dos resultados foram utilizados questionários e observações entre educandos e educadores, dessa Unidade Escolar, pois sabemos que atualmente, o uso da tecnologia esta sendo apontado como instrumento de grande relevância na construção das identidades culturais e sociais, onde crianças, jovens e adultos estão tendo maior contato com as tecnologias, aprendendo as coisas de maneira mais rápida, mudando assim, seu modo de comunicação e interação. Foi possível perceber que na Escola em questão, os educadores utilizam sim as ferramentas tecnológicas disponíveis, porém essas ferramentas não são trabalhadas com objetivos pedagógicos o que não colabora para o processo de ensino aprendizagem de seus educandos. Os docentes que colaboraram para os resultados desta pesquisa necessitam rever suas metodologias e inserir a tecnologia no seu planejamento pedagógico, partindo desses princípios será possível à troca de conhecimentos entre seus educandos, para que assim possam alcançar seus objetivos propostos, proporcionando aos educandos novas competências e habilidades, através da era digital. Portanto, a tecnologia mantém relação com a construção do conhecimento e possui influência motivadora no processo de ensino e aprendizagem, podendo desenvolver e potencializar a inteligência de cada aluno.

Tema: Tecnologia

Origem do Documento: Interno

Ano: 2013

Palavras-chave: Ferramentas Tecnológicas; Educadores; Ensino Aprendizagem.

Fonte:

Autor(es):

• Amanda Assis das Chagas

Desenvolvido por  Auge Tecnologia e Sistemas
Google Cloud Partner Google for Education Partner
Auge Tecnologia & Sistemas - Av. Raja Gabáglia, 3502, 3º andar, cj. 301 - Estoril - Belo Horizonte - MG
CEP: 30494-310 - TEL/FAX: (31) 3339-0525